Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado no Linping Sports Park, na cidade de Hangzhou, província de Zhejiang. Seu objetivo é fornecer instalações de apoio ao parque recém-construído, incluindo em seu programa uma academia, uma arena interna e estações de descanso. O Sports Park é um oásis urbano raro em uma cidade tão densamente habitada como Hangzhou. Seguindo padrões de operação ecologicamente corretos, ele tem uma paisagem simples e fluida, com gramados abertos e passarelas aerodinâmicas. A vegetação original do espaço foi preservada em grande medida.
Conceito
Este projeto está localizado dentro do parque, e, por ser uma construção, não é compatível com a natureza aberta de seu entorno.
O Sports Park concentra-se em uma grande paisagem aberta, e isso se estende ao desenho de maneira gradual, para garantir que haja uma conexão flexível entre o edifício e o parque. Para garantir o espaço perfeito, é importante definir o volume arquitetônico e desfocar os limites entre natureza e arquitetura. A arquitetura se somará à natureza, e, idealmente, se tornará parte da própria paisagem. A filosofia do projeto concentra-se em ecologia, paisagismo e abertura, de forma que uma estrutura em forma de guarda-chuva é usada como a unidade básica do edifício.
Cada unidade em forma de guarda-chuva tem uma forma distinta e não ocupa muito espaço. A metade inferior formada pelo teto circular é aberta, livre e perfeitamente integrada ao ambiente. Numerosas unidades desse tipo se unem para formar um espaço interior contínuo e, no entanto, distinto.
Com base nos requisitos funcionais, as unidades em forma de guarda-chuva podem funcionar como uma estrutura paisagística ou um edifício funcional, oferecendo um espaço amplo, e podem se adaptar ao ambiente do parque adequadamente. O projeto destas estruturas guarda-chuvas, são similares em escala às principais espécies de árvores do parque. O raio é de cerca de 5 metros e a altura é de 9 metros. Eles são selecionados como unidade básica e, com base nos requisitos funcionais, são combinados para criar o espaço esportivo.
Academia
A academia ocupa uma área de aproximadamente 3.800 metros quadrados e foi construído com 49 unidades em forma de guarda-chuva, envoltas em GRC branco e painéis de alumínio esbranquiçado. O local é claro e transparente, aberto e gratuito, e a paisagem, com suas muitas praças e passarelas, alimenta a experiência do usuário. Arquitetura e natureza se uniram aqui, permitindo que as pessoas acessem de todas as direções.
O edifício utiliza três grandes unidades em forma de guarda-chuva com um diâmetro de 20 metros, com maior visibilidade. Um dos guarda-chuvas foi usado como base para uma escada em espiral que conecta o térreo a cobertura. As pessoas podem subir a pista em forma de anel através da escada em espiral. Elas podem então olhar para o parque e ver as outras pessoas jogando e sentir como se estivessem flutuando acima delas, o que é certamente uma experiência única.
Arena interna
A arena interna abrange uma área de cerca de 4.100 metros quadrados e consiste em 10 unidades básicas em forma de guarda-chuva e uma arena retangular. Com base nos requisitos para um estádio de tênis coberto, o corpo principal da arena usa uma estrutura de treliça espacial, evitando colunas no meio do espaço. No lado do edifício, de frente para a paisagem central do parque, que é o mesmo lado da entrada principal, 10 unidades em forma de guarda-chuva foram projetadas como um espaço de transição que atravessa a paisagem e o local. Isso permite uma transição flexível entre o local e o edifício. A floresta guarda-chuva também é útil para fornecer abrigo para atividades ao ar livre.
Para eliminar os efeitos adversos de grandes instalações no ambiente, foram utilizadas placas de alumínio anodizado com alta refletividade para a superfície. Como resultado, o edifício não é mais o foco, mas se torna uma extensão da natureza, somando-se ao entorno.
O Sports Venue se une às unidades em forma de guarda-chuva e se torna parte do ambiente de maneira gradual, mantendo os elementos importantes da ecologia, amplitude e paisagem do Sports Park, na maior medida possível. Espera-se que o edifício fique camuflado, para que esta "floresta", com suas muitas unidades em forma de guarda-chuva, se integre à floresta natural, criando uma experiência única e inesquecível para quem veio aqui para se exercitar.